Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Aluna faz declaração emocionante sobre suposto racismo no ENEM

Publicado por Amorim Sangue Novo
há 7 anos

Aluna faz declarao emocionante sobre suposto racismo no ENEM

"Hoje passei por uma situação que me deixou muito triste, ao chegar para fazer a prova do enem (exame nacional do ensino médio), passei por todos os procedimento posto pelo mec e quando estava esperando o início das provas veio um fiscal em minha direção e discretamente me pediu que eu acompanhasse ele até a coordenação eu prontamente me levantei e fui, chegando lá veio até a me uma mulher que pelo que vir era a responsável no momento (ou algo do tipo) e me disse que eu não poderia fazer minha prova usando o turbante, eu imediatamente me recusei a tirar e ela me disse que se eu não retirasse eu seria eliminada do exame, eu novamente disse que não iria tirar pois isso era uma discriminação, então ela ligou pra um superior que perguntou qual era o material e pediu que eu retirasse pra ela ver e colocasse novamente eu prontamente aceitei, quando fomos até ao banheiro retirei meu turbante e ela não achando pouco pegou um detector de metais e começou a passar pelo meu corpo, tive que levantar meu vestido e ainda não achando pouco ela passou o detector no eu cabelo (eu ja estava sem o turbante) e nos meus pés (eu estava de sandália havaianas) depois de toda essa atrocidade me liberou pra fazer a prova e quando estava saindo ainda pediu que esperasse pois só poderia voltar a sala acompanhada um fiscal me sentir entrando em uma penitenciária, não tive reação de rebater a única coisa que eu fiz foi chorar, ação totalmente oposta do meu temperamento, eu estou arrasada, indignada, me joguei aos prantos, nunca imaginei que poderia acontecer algo de tamanha descriminação em um exame que aborda tanto assuntos sobre tal situação. Como pode em pleno século xxi ainda acontecer esse tipo de coisa, um preconceito disfarçado por trás de um regulamento, não sei que atitude tomar no momento mais precisava compartilhar isso com vocês. Nunca deixarei minha origem sou filha de uma linda mulher negra, guerreira que graças a deus está completando mais um ano de vida hoje, e por mais clara que seja a cor da minha pele eu me considero uma mulher negra, eu sou uma mulher negra! Negros não se faz de vítima nós negros somos verdadeiramente uma vítima dessa sociedade cruel e racista"

Texto e foto original recebido de Glad Lira via WhatsApp

Leia também:Racismo, xenofobia e machismo caem no Enem 2016 >>>

Postado no site Sem medo da verdade >>

  • Sobre o autorAmorim Sangue Novo - Jornalista
  • Publicações484
  • Seguidores209
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações276
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aluna-faz-declaracao-emocionante-sobre-suposto-racismo-no-enem/402217621

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)