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19 de Abril de 2024

Amorim propõe horário integral na educação básica

Publicado por Amorim Sangue Novo
há 9 anos

Amorim prope horrio integral na educao bsica

Eduardo Amorim propõe implantar horário integral em toda educação básica(Foto: divulgação)

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição que determina a universalização da educação básica em tempo integral. O parlamentar defende que desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio, o tempo de permanência dos alunos na escola seja de pelo menos sete horas por dia. “Nosso propósito é que a educação seja progressivamente universalizada”, disse o senador.

Ele acredita que todo o povo que conseguiu e conquistou avanços sociais, distribuição de renda, avanços científicos, ou seja, que alcançou a justiça social, o fez através da educação. “Então a educação de tempo integral é justo, é meritório, é o único caminho que nós temos”, informou ao dizer ainda que “a efetivação da PEC oferecerá atividades pedagógicas e culturais, possibilitando o desenvolvimento global do educando”, explicou Eduardo.

A educação básica engloba a pré-escola, os nove anos do ensino fundamental e os três anos do ensino médio. A proposta de ensino integral ampliaria este tempo diário na escola, que passaria de cinco horas para sete ou mais horas, além da alimentação dos estudantes. “é a única formula do Brasil se desenvolver”, disse o senador.

Segundo o senador, o Congresso Nacional discute o tema sob diversos prismas, entretanto, mudanças constitucionais recentes, recomendam que o debate sobre a educação em tempo integral não se restrinja apenas ao ensino fundamental, mas sim seja redirecionado para o conjunto da educação básica. “De fato, esse movimento, a despeito de avanços recentes, ainda é tímido: pouco mais de 34% das escolas oferecem e 12% dos alunos frequentam a educação básica em tempo integral”, disse Eduardo.

“Eu sou um produto da Educação. Eu venho de uma família muito simples e humilde. Meu pai não sabia ler nem escrever, mas desde cedo nos deu princípios e nos ensinou valores. Se o país naquela época tivesse tomado essa consciência ou se os líderes subsequentes já tivessem feito o que deveria ser feito, nós com certeza seríamos um país muito melhor”, acredita o parlamentar.

Ao detalhar sua proposta o senador lembrou que os alunos brasileiros estão entre aqueles com menor tempo de permanência diária na escola, cerca de quatro horas apenas, em comparação com a experiência internacional. “Sabemos que o Plano Nacional de Educação vigente contém meta específica sobre o tema: a meta seis, que prevê que, até 2024, a oferta de educação básica em tempo integral atinja, 50% das escolas públicas e 25% dos alunos”, explicou Eduardo.

Ele disse ainda que “a inclusão do tema na Constituição Federal, entre os deveres do Estado para a educação, pode dar novo alento e impulsionar a efetiva universalização desse regime, com ganhos significativos para os 53 milhões de estudantes na Educação Básica”.

Postado no site Sem medo da verdade - http://www.semmedodaverdade.com.br/?p=695

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A ideia é excelente, mas sabemos como o Brasil é: a execução será desastrosa. Fui professora por 8 anos, e recentemente, vi uma escola particular aumentar a carga horária do ensino médio para 52 horas semanais (horas de 50 minutos, mas ainda assim, é mais que a carga horária de um trabalhador!). Só que em vez de ocupar parte do tempo destes adolescentes com atividades artísticas, culturais, desportivas, etc, a escola fez o que era mais fácil: alunos em sala de aula, professor falando. Só. Resultado: os alunos ficaram esgotados, estressados, não tinham mais tempo para a convivência familiar e social, nem pra se dedicarem a atividades de lazer. E durante as aulas, simplesmente não faziam quase nada. Não vi progresso. continuar lendo

Entendo a necessidade de maior tempo na escola, fatores que reorganizam esse tempo, espaços e conteúdos para trabalhar o desenvolvimento dos alunos. Mas nossa realidade nas escolas é diferente, não temos estrutura física para tal. Trazer os alunos para o contra turno e estes cursarem as mesmas disciplinas. Reforço escolar para alunos com dificuldades de aprendizagem! E os outros alunos, aqueles que realmente querem aprender. Terão realmente uma escola diferenciada? Nos mesmos moldes, não vejo o que acrescentaria. continuar lendo