Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Aécio Neves é o maior “peixe” da lista do Janot

Publicado por Amorim Sangue Novo
há 9 anos

Acio Neves o maior peixe da lista do Janot

Por volta de 20:50 desta sexta (6) foi liberada a lista dos políticos recomendados pela PGR Procuradoria-Geral da República para a abertura de inquérito por envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. Os nomes foram anunciados pelo ministro Teori Zavascki, relator no STF da investigação, acatando o seu despacho pedido pelo procurador-geral Rodrigo Janot.

Ao todo são 22 deputados federais, 12 senadores, 12 ex-deputados e uma ex-governadora.

Entre os partidos destes estão o PMDB, PP, PSDB, PT, PTB e SD.

Veja a lista de investigados:

- Aguinaldo Borges

- Aline Corrêa

- Anibal Ferreira Gomes

- Anibal Gomes (PMDB) - deputado federal

- Antonio Anastasia (PSDB) - Senador e ex-governador de Minas Gerais

- Antonio Palocci (1ª instância) - ex-ministro da Fazenda

- Arthur Lira (PP) - deputado federal, presidente da CCJ da Câmara

- Benedito de Lira

- Cândido Vaccarezza (ex-deputado do PT)

- Carlos Magno Ramos

- Dirceu Esperáfico

- Edison Lobão (PMDB) - senador

- Eduardo Cunha (PMDB) - deputado federal, presidente da Câmara

- Eldo Pizolatti

- Fernando Collor de Mello (PTB) - senador

- Gleisi Hoffmann

- Humberto Costa (PT) - senador

- João Pizzolatti (PP) - deputado federal

- José Mentor - ex-deputado federal do PT

- José Olímpio Moraes (PP) - deputado federal

- Lázaro Martins (PP) - deputado federal

- Lindbergh Farias (PT) - senador

- Luiz Argôlo (SD) - ex-deputado

- Mário Negromonte (ex-PP) - conselheiro do TC da Bahia

- Pedro Corrêa - ex-presidente do PP

- Pedro Henry - ex-deputado do PP

- Renan Calheiros (PMDB) - senador, presidente do Senado

- Renato Egídio -

- Roberto Coutinho da Fonte

- Romero Jucá (PMDB) - senador

- Roseana Sarney (PMDB) - ex-governadora

- Simão Sessim (PP) - deputado federal

- Valdir Raupp (PMDB) - senador

- Waldir Maranhão (PP) - deputado federal

Arquivado

- Aécio Neves /PSDB

- Alexandre Santos

- Ciro Nogueiro

- Delcídio Amaral

- Henrique Eduardo Alves

Abaixo a matéria do STF sobre a lista:

Ministro Teori Zavascki autoriza abertura de inquérito e revoga sigilo em investigação sobre Petrobras

O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki deferiu nesta sexta-feira 21 pedidos de abertura de inquérito feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, referentes a autoridades com prerrogativa de foro e outros possíveis envolvidos em investigação cujo foco principal são desvios de recursos da Petrobras.

Em todos os casos, o ministro revogou o sigilo na tramitação dos procedimentos, tornando públicos todos os documentos. A instauração de inquéritos foi considerada cabível porque há indícios de ilicitude e não foram verificadas, do ponto de vista jurídico, "situações inibidoras do desencadeamento da investigação". Para o ministro Teori, "o modo como se desdobra a investigação e o juízo sobre a conveniência, a oportunidade ou a necessidade de diligências tendentes à convicção acusatória são atribuições exclusivas do procurador-geral da República", cabendo ao Supremo Tribunal Federal "na fase investigatória, controlar a legitimidade dos atos e procedimentos de coleta de provas".

O ministro ressaltou que a abertura de inquérito não representa “juízo antecipado sobre autoria e materialidade do delito”, principalmente quando os indícios são fundados em depoimentos colhidos em colaboração premiada: “Tais depoimentos não constituem, por si sós, meio de prova, até porque, segundo disposição normativa expressa, nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador (art. , § 16, da Lei 12.850/2013)”.

Arquivamentos

Referentes ao mesmo tema, foram deferidos ainda seis pedidos de arquivamento de procedimentos preliminares que tramitavam em segredo de justiça. Nas decisões, o ministro argumenta que, de acordo com a jurisprudência da Suprema Corte, é irrecusável, por parte do Tribunal, pedido de arquivamento apresentado pelo procurador-geral da República, ainda que possa eventualmente considerar improcedentes as razões invocadas.

Segredo de Justiça

Todos os procedimentos relacionados à citada investigação, inclusive os que foram arquivados, tiveram o sigilo revogado, por decisão do ministro relator Teori Zavascki, tendo em vista “não haver interesse social a justificar a reserva de publicidade”. “Pelo contrário: é importante, até mesmo em atenção aos valores republicanos, que a sociedade brasileira tome conhecimento dos fatos relatados”, argumentou o ministro. O ministro ressalvou que a lei impõe regime de sigilo ao acordo de colaboração premiada até a decisão de recebimento da denúncia. No entanto, nesses procedimentos, considerando que os colaboradores já têm seus nomes expostos publicamente, pois são réus em ações penais com denúncia recebida, e que o próprio Ministério Público manifestou desinteresse na tramitação sigilosa, “não mais subsistem as razões que impunham o regime restritivo de publicidade”.

Postado no site Sem medo da verdade - http://www.semmedodaverdade.com.br/amorim-sangue-novo/aecio-neveseo-maior-peixe-da-lista-do-janot/

  • Sobre o autorAmorim Sangue Novo - Jornalista
  • Publicações484
  • Seguidores209
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações306
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aecio-neves-e-o-maior-peixe-da-lista-do-janot/172135694

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)